O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou nesta quarta-feira, 3, que a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a “viola gravemente o princípio de uma só China”. Em comunicado, o diplomata disse ainda que o movimento “infringe maliciosamente” a soberania do país e se envolve “descaradamente em provocações políticas”.

Segundo ele, a atitude despertou forte indignação entre o povo chinês e ampla oposição da comunidade internacional. Wang afirmou que políticos americanos vem minando a relação entre os países, e que se tornou o “maior destruidor” da paz no estreito de Taiwan e da estabilidade regional.

O diplomata disse que os EUA afirmam que a China está agravando a situação, mas que o país foi o primeiro a provocar Pequim na questão de Taiwan, e que “violaram descaradamente a soberania e a integridade territorial da China”. Além disso, sobre a alegação de de Poderes, o que faria com que o Executivo dos EUA não pudesse impedir a visita da congressista, o chinês argumentou: “a norma básica do direito internacional é que os EUA devem cumprir suas obrigações internacionais, e os principais políticos não devem se comportar mal”.

Em conclusão, o ministro disse que a questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China. “É lícito e justificado que a China defenda a integridade territorial e se oponha à secessão”, afirmou.