Autoridades do se esforçam para explicar como uma de aproximadamente 32 metros de diâmetro, de forma circular, apareceu repentinamente no norte do país, na região do deserto do Atacama.

A cratera surgiu no sábado, 30, a aproximadamente 600 metros de uma região povoada e de um centro de saúde da cidade de Tierra Amarilla, localizada a 800 km de Santiago. Segundo autoridades locais, a medida inicial do buraco foi de 25 metros de diâmetro, mas continuou aumentando nos dias seguintes – o que causou um nível de preocupação adicional.

O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, afirmou que os deslizamentos de terra que alargam a cratera podem ser ouvidos de perto do local. Ele pediu apoio federal para investigar a origem e as causas do aparecimento da cratera, bem como os riscos de que um evento similar possa voltar a acontecer em outra área da cidade.

A região em que está localizada a cratera é cercada por áreas de mineração – que autoridades políticas acreditam que podem estar ligadas ao fato. A cratera, por exemplo, surgiu nas imediações da mina de Alcaparrosa, que pertence a empresa de mineração Candelaria.

“É um medo que sempre tivemos como comunidade, o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração” e trabalhos subterrâneos, disse Zúñiga a jornalistas.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, vinculado ao Ministério de Mineração, disse no que enviou seus especialistas à área para avaliar a situação e fazer recomendações.

O fato reavivou o temor de muitos dos habitantes da região de que a terra possa ceder e engolir casas. No entanto, o governador regional do Atacama, Mario Vargas, afirmou que investigações de universidades locais descartaram essa possibilidade, e que eventos como o deste sábado já ocorreram antes. “Esta não é a primeira vez que algo assim acontece”, disse.

Representantes da mineradora Candelaria declararam que desconhecem as causas do surgimento da cratera e que colaboram com as autoridades para apresentar uma explicação.