Usando imagens reais e desoladoras da devastação do pantanal sul-mato-grossense, a novela da TV que leva o nome do bioma fez o Brasil inteiro chorar na noite desta terça-feira (28), quando exibiu o capítulo 80 do folhetim. Há quem diga que está chorando até agora e simplesmente não consegue parar.

Disposto a conscientizar o planeta sobre a preservação do pantanal, o remake da novela da extinta Manchete se propôs, desde o início, a abordar as queimadas que quase acabaram com a fauna e a flora pantaneiras nos últimos anos.

Dito e feito. Com vídeos cedidos até pelo mesmo de Mato Grosso do Sul, a global comoveu o país com mais de 7 minutos de arte dedicados a mostrar a planície alagada pegando fogo e suas consequências: áreas queimadas, animais mortos, agonizando, inclusive a da própria novela — a versão animal do Velho do Rio (Osmar Prado).

Guardião do Pantanal, o personagem sentiu o cheiro da fumaça e se meteu no meio do fogo, tentando apagar tudo sozinho. “Tadinho”, pontuaram internautas comovidos com a atuação de Osmar Prado. O assumiu sua versão como sucuri e, na pele da cobra, foi mostrado agonizando em meio aos incêndios.

Assista:

https://twitter.com/novelapantanal/status/1541955807792795648

A dúvida que não quer calar: ele morrerá? Fãs da novela estarrecidos com as cenas reais estão se perguntando se o velho terá um trágico fim carbonizado. Na versão original da Manchete, as sequências das queimadas em solo pantaneiro não existiram, tudo foi uma adaptação feita pelo remake, a fim de atualizar a história.

https://twitter.com/novelapantanal/status/1541956394496278530

Velho do Rio morrerá sem reencontrar o filho?

A resposta é não. “Pantanal” ainda tem muita água para rolar e a entidade pantaneira não vai morrer, pelo menos não por agora. O entrecho da sucuri agonizando em meio aos incêndios serviu apenas para despertar a consciência dos telespectadores e tocar o coração de quem assiste.

E o resultado? A comoção e a dor nacional. Nas redes sociais, o “evento” que foi o capítulo desta terça (28) não para de repercutir. O Brasil está emocionado. Confira um pouco da repercussão: