A moda do momento nas páginas de receitas na é aumentar queijo, ou fabricar a famosa muçarela falsa, em que você derrete a própria muçarela e triplica a quantidade com leite e amido. Nos comentários, a receita divide opiniões: uns dizem que não fica com gosto de queijo, só de amido, já outros afirmam que fica uma delícia.

Para não arriscar nessa opção um tanto duvidosa, separamos uma receita de muçarela caseira mesmo, seguindo os preparos tradicionais de queijo, e melhor: sem usar muçarela para fazer muçarela. Para quem ama esse tipo de queijo, o preparo ensinado pelo portal “Sabor na Mesa” ensina a fazê-lo para ter em casa. Sai bem mais em conta e é uma delícia.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral “gordo” de saquinho ou direto da vaca
  • 200 ml de coagulante líquido (coalho)
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo:

  1. Pegue 1 litro de leite, leve ao fogo baixo e dê uma leve amornada. Não deixe ferver e nem ficar muito quente, apenas produza uma ligeira aquecida, como se fosse fazer um leite para um neném.
  2. Em uma vasilha comprida que tenha tampa, que caiba cerca de 3 litros de leite, coloque apenas 1 litro de leite e adicione uma tampinha de coagulante líquido (ou coalho, como é mais conhecido). Mexa com a ajuda da colher e, em seguida, tampe a vasilha e deixe descansar por cerca de 1 hora.
  3. Depois de uma hora, seu leite deverá virar uma massa: teste com a colher cortando em alguns pedaços e pegue-os para ver se estão no ponto pudim. Mexa um pouco e você perceberá que a massa se desfará um pouco deixando pelotas, isso é normal. Deixe descansar por mais 15 minutos.
  4. Coloque 1 colher de sopa de sal, misture bem e deixe descansar por mais 15 minutos.
  5. Assim que passar os 15 minutos, com a ajuda de 1 caneca ou concha, retire o excesso de soro que ficou na massa, mas não jogue fora: com esse soro, você poderá fazer ricota, bolo e até mingau! Posteriormente, use um coador para retirar todo o soro e só deixar a massa. Assim, vá colocando a massa dentro da fôrma.
  6. Coe a massa com cuidado separando massa de soro usando um grande coador e com a ajuda de uma colher.
  7. Posteriormente, você terá de esperar mais 24 a 48 horas (dependendo do estado da massa) para a massa secar (curar) bem. Enquanto a massa vai secando durante um dia inteiro, vá apertando e virando para ajudar a secar mais ainda. De preferência, deixe em um local onde o soro pode sair: escorredor de macarrão, fôrma com saída embaixo etc.
  8. Você pode deixar a massa debaixo de um ventilador para agilizar mais esse processo. Após passar 12 horas, poderá desenformar a massa e deixá-la secando mais 12 horas. Nesse procedimento, perceberá que a massa se transformará naqueles queijos amarelos e redondos que muita gente já viu.Mas, ainda não é esse o resultado final que desejamos.
  9. Com a massa já pronta, sequinha e meio amarelada, parecendo aqueles queijos redondos, corte-a em quatro partes. Coloque em uma panela os pedaços dos queijos e mais um pouco do soro que tinha sobrado. Ligue o fogão, espere mais 2 minutos para esquentar a panela e ponha para cozinhar,
  10. O soro secará e tudo virará um angu (um creme bem grosso). Poderá usar uma panela para arroz, se quiser! O que vale é colocar em um local que seu queijo picado cozinhe e se torne o tal angu.
  11. Quando notar que seu queijo está muito cremoso, como se estivesse muito derretido em um creme suculento, quer dizer que está pronto mesmo que sobre soro na panela. Porém, quanto mais sequinho, mais delicioso! Por isso, deixe o soro secar.
  12. Depois de pronto, retire a massa da panela separando-a novamente do soro que sobrará e coloque em um outro recipiente. Pode usar pote de sorvete vazio, pois tem tampa e isso ajuda a agilizar o processo e a não queimar a massa (lembre-se: o frio queima”). Outra coisa do pote de sorvete é por ser maleável e, por este motivo, fica mais fácil de desenformar.
  13. Com a ajuda de uma colher, deixe a massa retinha e leve a geladeira por 2 horas. Depois de esperar as duas horas, retire a massa e a desenforme sobre uma tábua ou superfície limpa. Seu queijo estará pronto, e poderá cortá-lo em fatias (como tradicionalmente é conhecido) ou ralar para colocá-lo em suas receitas.