O ator franco-suíço Alain Delon, 86 anos, publicou uma mensagem de despedida em sua conta no na última sexta-feira (25) depois que seu filho revelou a intenção de praticar uma eutanásia assistida.

O ator francês de 86 anos estava se recuperando de um AVC duplo desde 2019 e diz que decisão está tomada faz tempo. Ele mora na Suíça, onde procedimento é permitido desde 1942.

Segundo o portal Isto é, quem assistiu ao procedimento foi seu filho Anthony que havia prometido que acompanharia o pai neste momento.

Confira a mensagem publicada nas redes sociais:

Tradução: “Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam ao longo dos anos e me deram grande apoio, espero que futuros atores possam encontrar em mim um exemplo não só no local de trabalho, mas na vida de todos os dias, entre vitórias e derrotas. Obrigado, Alain Delon”, diz a mensagem postada em francês.

Como funciona a eutanásia assistida?

O paciente é acompanhado por um profissional de saúde, mas é ele mesmo que põe fim à própria vida, que é permitido na Suíça, na Suécia e no Canadá.

Embora o estado de saúde de Alain seja considerado bom, ele pediu recentemente que seu filho organizasse todo o processo de eutanásia e que o acompanhasse em seus últimos momentos. Em pronunciamentos anteriores, ele já havia se declarado favorável à eutanásia.

“Tomei minha decisão há muito tempo. Minha vida foi bonita, mas também muito difícil. Nunca gostei de envelhecer, todas as dores e provações que tenho que enfrentar cotidianamente me deixam imóvel diante de tudo”.