A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nesta sexta-feira (12), a prorrogação do prazo para ativação da 5G em para mais 60 dias. Mesmo com a informação das operadoras de estarem prontas e regulação do município, os moradores terão que esperar para chegada da novidade entre a partir de 28 de outubro; o prazo inicial era de 29 de agosto.

A agência explicou que a decisão tomada pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência, comitê da 5G, com base em informações logísticas da EAF (Entidade Administradora da Faixa), que recomendou a direção a postergação na faixa 3,5 GHz na Capital e outras 14 demais capitais.

“Tal medida se mostra necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do FSS (Serviço Fixo por Satélite). Permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas 15 cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, divulgou em nota.

As próximas cidades a receber a faixa, na próxima terça-feira (16), serão: Curitiba, no Paraná; Goiânia, em Goiás; e Salvador, na Bahia. Já possuem estações de 5G em as cidades de Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e . Já até 29 de agosto, deverão receber a nova tecnologia móvel as cidades de Florianópolis, Palmas, e Vitória.

A nova frequência reflete na transmissão da TV aberta por antena parabólica. Os moradores que possuem o equipamento devem se adaptar com o serviço digital para evitar interferências. “Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF”.

Expectativa da 5G

As operadoras de telefonia e a própria Prefeitura de Campo Grande afirmam que estão com as estruturas prontas para ativação da 5G, mas ainda aguardam o aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para, finalmente, ofertar aos moradores. Para completar o sinal nas sete regiões da Capital, o município enviou um ofício fazendo um apelo para mais acesso à nova revolução tecnológica nos distritos de e Rochedinho.

A prefeitura atualizou, em abril, a Lei Complementar 447 com as adequações das normas urbanísticas específicas para a instalação das estruturas de suporte para as ETRs (Estações Transmissoras de Radiocomunicação), autorizadas e homologadas pela Anatel. A legislação foi desenvolvida a partir de um grupo técnico, que elaborou um instrumento aderente às legislações federais vigentes.

Ou seja, a cidade está definitivamente pronta para que as operadoras comecem a implantar a nova tecnologia 5G. A capital sul-mato-grossense será o primeiro município do Estado, e uma das primeiras capitais do país, a receber a tecnologia. Outros municípios já fizeram essa atualização para alinhamento às normativas federais, como Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Londrina (PR) e também o Distrito Federal.

A Claro informou que já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Campo Grande, só aguarda a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência). Ainda conforme a operadora, cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G+ em seu portfólio a partir de R$ 1.299 no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo.

“O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade para os clientes da capital sul-mato-grossense, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas”.

A TIM também afirmou que está organizada para oferta da frequência 3,5GHz, desde que a Anatel permita a liberação do acesso para início das operações do 5G puro na cidade. “As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com a liberação da Anatel. O número de antenas e bairros cobertos será divulgado oportunamente”.

A Vivo pontuou que irá seguir o cronograma de ativação da 5G com a liberação das responsáveis pelas faixas de frequência. “A Vivo está pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências”.