Caso o Consórcio Guaicurus não pague o adiantamento salarial, o conhecido ‘vale’, para os funcionários até esta terça-feira (23), haverá dos motoristas e os coletivos não irão circular na próxima quarta-feira (24) na Capital, segundo o STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Urbano de ).

“Era para ter feito este pagamento no dia 20, mas como dia 20 foi sábado, era para ter saído o adiantamento hoje (segunda-feira, 22). A empresa já vem questionando vários dias já, dizendo que está sem dinheiro, talvez não ia ter o dinheiro para pagar o vale. Se ela não pagar os funcionários até amanhã, 16 horas, horário bancário, na quarta-feira, não vai ter ônibus, os trabalhadores vão cruzar os braços e não vai ter transporte coletivo em Campo Grande”.

Caso a empresa não pague os funcionários, os trabalhadores farão assembleia no mesmo dia e discutirão a continuidade da paralisação.

O adiantamento, que está registrado em acordo coletivo refere-se a 40% do salário. Ao todo, o Consórcio Guaicurus tem 980 funcionários, segundo o sindicato. Antes da pandemia, eram em torno de 1.500 funcionários. O salário base de um motorista de ônibus é de R$ 2,1 mil.

Ônibus lotado

Passageira do ônibus linha 072, T. Morenão T. Nova Bahia enviou a foto do ônibus lotado por volta das 19 horas desta segunda-feira (22) em embarcar no ponto em frente ao Shopping Campo Grande, na Avenida Afonso Pena. “Coloca todos em risco com o vírus covid que está aí” diz a auxiliar administrativa de 40 anos que trabalha no shopping e prefere não se identificar.

“Venho aqui mostra e pedir ajuda de vocês, pois tidos os dias só está piorando os ônibus de Campo Grande. Hoje de novo esperei o ónibus da linha 072. Conforme a tabela, deveria passar as 18:30h no Shopping Campo Grande. Só que não passou de novo. Foi passar às 19hs lotado” diz ela.

Em relação ao coronavírus, Campo Grande registrou nove mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com boletim epidemiológico da (Secretaria Municipal de Saúde) divulgado na noite desta segunda-feira (22).