Familiares da dona Maria Helena de Souza, 76, que está internada na Santa Casa em necessita de doações de sangue. Juliana da Silva Ayala, neta de Maria Helena, conta que a avó deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no último dia 19 com uma hemorragia no intestino. Atualmente ela encontra-se na ala vermelha da Santa Casa.

Ela está intubada e tomando duas bolsas de sangue por dia. Pessoas de qualquer tipo sanguíneo podem fazer a em nome de Maria Helena de Souza. Quem quiser e puder doar, pode procurar o Hemosul, que está atendendo mesmo com o toque de recolher.

É importante que o doador agende seu horário pelos telefones (67) 3312-1516 3312-1529 / (67) 99298-6316 whatsapp, para evitar aglomerações e gerenciar o fluxo de pessoas.

Doadores que já tiveram podem doar:
Casos leves – após 30 dias de finalização dos sintomas.
Casos moderado/graves – aguardar 6 meses para passar pela avaliação da triagem clínica.
Pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem esperar 15 dias.

Pessoas que recebem a Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, podem doar 48h após a imunização. Já quem recebeu o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisa esperar sete dias.