O e a Santa Casa de reinauguram, nessa terça-feira (16), a nova unidade de hemoterapia. Com gestão compartilhada, o espaço terá atendimento com equipe de médicos, enfermeiros e técnicos.

A ampliação deve auxiliar na de sangue de familiares e amigos de pacientes que estão internados no hospital. “A Santa Casa é um dos hospitais com maior demanda de sangue e hemocomponentes. Essa reinauguração, fruto de uma parceria com a unidade de saúde, vem num momento muito oportuno e é uma conquista muito importante para todos”, disse a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Serão quatro cadeiras de coleta, permitindo a doação de até 12 bolsas de sangue por hora. No período da manhã, a unidade destina os atendimentos de coleta junto aos doadores e, à tarde, serão atendidos os pacientes de transfusão ambulatorial e sangria terapêutica.

“Nos últimos meses temos recebido pacientes com quadros muito mais graves, o que aumentou a demanda por sangue. Essa parceria com o Hemosul para a reabertura da Unidade Hemoterápica aqui na Santa Casa é de grande valor para o atendimento a esses pacientes, principalmente na urgência e emergência e nos casos da alta complexidade”, explica o presidente do hospital, Heitor Rodrigues Freire.

O atendimento no banco de sangue foi suspenso em 2018 para que a Santa Casa pudesse realizar reformas e adaptações estruturais no prédio, entre elas, a implantação do Centro de Oncologia.

Por conta da , a reinauguração com a assinatura do termo de cooperação da parceria será exclusiva de gestores.

Para agendar a doação, os doadores podem ligar no telefone (067) 3322-4135. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h. A unidade está localizada na Rua Rui Barbosa, 3.633, Centro da Capital.