O de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– emitiu apelo nesta terça-feira (20) pedindo doações de sangue, especialmente dos tipos O e B negativos, que estão em falta, e do B positivo, que se encontra baixo.

Karine de Barros Preza, coordenadora do Hemosul em Três Lagoas, destacou que, por conta da pandemia de coronavírus, é necessário fazer o agendamento para fazer a doação. Os interessados podem fazer o procedimento pelo telefone (67) 3522-7959.

“Estamos tomando todos os cuidados de biossegurança, para a segurança do doador”, destacou ela.

Além do agendamento, o doador deve estar bem alimentado no dia da doação (tomar um café da manhã reforçado); ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior; estar gozando de boa saúde (não estar gripado, por exemplo); portar documento oficial com foto; e ter mais de 55 kg.

Já a assistente Social do Hemosul em Três Lagoas, Jaqueline Amalia Rovari, orienta os doadores a aguardarem para fazer a doação caso tenham tomado vacinas contra o coronavírus. O prazo deve ser de 48 horas no caso da Coronavac e de 7 dias para a (Oxford/AstraZeneca).

Também é solicitado que pessoas que tenham feito esperem um ano para voltarem a contribuir com doações. Pessoas que se submeteram a cirurgia precisam esperar de 3 meses a 1 ano (dependendo da cirurgia, sendo recomendado contatarem o Hemosul para obterem detalhes, o mesmo valendo para quem faz uso de medicações)

O Hemosul em Três Lagoas fica localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Jardim Primaveril, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 12h.